domingo, 1 de novembro de 2009


3 comentários:

  1. Notícias de Há Muitos Anos

    Um Pequeno Herói

    Vila do Conde, 17/8/1923 – Hoje, cerca das 5 horas da tarde, quando uns rapazitos de 10 e 12 anos tomavam banho no rio Ave, no lugar do Penedinho, acima dos açudes desta vila, um dos rapazes, de 12 anos, do lugar das Caxinas, ou porque estivesse cansado ou fosse arrastado para um fundão, de vários metros de altura e bastante perigoso pela quantidade de lodo e pedras, perdendo as forças, foi várias vezes ao fundo para voltar à tona da água exausto, à espera de morte certa.
    No local encontravam-se muitas mulheres a lavar, que fizeram um berreiro medonho, sem poderem, contudo, salvar o podre rapaz, que mais uma vez desaparecia da superfície das águas.
    Nessa ocasião, atraído pelos gritos ou passando por acaso e acompanhado por dois amigos de brincadeira e um pouco mais velhos, o menino Eduardo Pereira Pinto, de 12 anos, filho do Sr. Tenente João Baptista Pinto, notando a aflição de toda aquela gente e vendo desaparecer pela última vez o podre afogado, despe-se em menos de 2 minutos, lança-se ao rio, desaparecendo à vista de todos, que gritavam já pelos dois. Momentos depois, aparece à tona da água o pequeno herói, trazendo agarrado a um braço o pequeno afogado, já quase sem sentidos, conduzindo-o para a margem.
    Já fora de água, foi tal a violência com que o infeliz rapaz se agarrou ao braço do seu salvador, que se tornou necessário fazer grande esforço para lhe desprender das mãos o braço do Eduardo.
    Ao rapazito foram-lhe prestados os devidos socorros reanimando dentro em pouco.
    Já não é este o primeiro acto de heroísmo que o menino Eduardo comete, apesar dos seus 12 anos, pois já o ano passado salvou de morte certa uma mulher prestes a afogar-se.
    Não devem ficar esquecidos os seus feitos.

    ResponderEliminar
  2. se eu não me engano muitas destas medalhas foram ganhas no meu clube fluvial vilacondense.

    ResponderEliminar
  3. correcao estas medalhas foram ganhas ao servico do Clube Fluvial Vilacondense

    ResponderEliminar